Portal da Igreja do Evangelho Quadrangular

Portal da Igreja do Evangelho Quadrangular

Portal da Igreja do Evangelho Quadrangular

Publicado em 03/07/2016

Guaracy Batista da Silveira

3º Secretário




Vindo de uma das mais antigas famílias evangélicas, o Rev. Guaracy Silveira nasceu em 1951, na cidade de Capão Bonito (SP). Casou-se em 1972 com Eusete Silveira, com quem tem quatro filhos. Todos os frutos desta união pertencem ao ministério Quadrangular.

No começo, trabalhou como construtor da rodovia transamazônica e, em torno de 1973, em Belém, conheceu o missionário Josué Bengtson, que tinha a missão de abrir a IEQ no Pará. Unindo-se a ele, colaborou como obreiro e patrocinador do programa “A Prece Poderosa”, na rádio clube do Pará.

O Rev. Guaracy Silveira foi o primeiro obreiro do Norte Brasileiro, sendo apresentando como tal pelo Rev. Euclides Tavares, em 1974. Com esta parceria, trabalharam implantando igrejas em solo amazônico.

Juntamente com o Rev. Mário de Oliveira, foi eleito pela igreja como deputado pelo estado do Pará, em 1982. Quatro anos depois, foi reeleito como deputado constituinte.

Em agosto de 1988 foi nomeado supervisor de toda a Amazônia Legal, mais os Estados nordestinos do Maranhão e Piauí, pelo CND. Em janeiro de 1989, com a criação do estado do Tocantins, dez estados ficaram sob sua responsabilidade. Neste mesmo ano, recebeu a sede no Pará com 94 igrejas na área metropolitana de Belém. Após quatro anos, devolveu a supervisão ao Rev. Josué Bengtson, naquela época, com 166 igrejas na mesma área.

De 1992 a 1988, exerceu o cargo de Primeiro Diretor do Departamento de Educação e Publicação (DEP), sendo nomeado pelo Rev. Eduardo Zdrojewsk. Durante esse período foi assessorado por notáveis educadores e, juntos, unificaram a área educacional da igreja (ITQ, MQCC, CATEP, ECQ, EBD e outras). Dez anos depois, quando foi criada a supervisão do estado do Tocantins, foi nomeado supervisor.

Hoje, possui 120 igrejas no Tocantins, cerca de 150 propriedades, nove campos missionários, próximo de 20 mil frequentadores, e está fortemente engajado em uma campanha de evangelismo pessoal que visa alcançar 120 mil pessoas.

Como interventor no Estado do Amapá, dirigiu a IEQ por três anos. Atualmente, tem 70 igrejas, quase todas com propriedade própria e, durante o tempo de ministério, abriu e estabeleceu aproximadamente 350 igrejas na Amazônia brasileira.

Em 2006, foi eleito Secretário do CND. Após algum tempo, o Rev. Mario de Oliveira o nomeou Presidente Nacional da Comissão de Patrimônio, tarefa que inclui contabilizar, cadastrar, regularizar e documentar aproximadamente 10 mil imóveis da IEQ no Brasil.