Portal da Igreja do Evangelho Quadrangular

Portal da Igreja do Evangelho Quadrangular

Portal da Igreja do Evangelho Quadrangular

Publicado em 18/07/2016

Palavra do Pastor

Jesus é a essência da Luz no mundo de trevas

“Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração” - 2 Cor. 4:6



Uma pessoa sem Deus, mesmo vendo a luz do dia, está em trevas espirituais. Nessas trevas, somente a luz de Jesus pode resplandecer, e a pessoa passa ver e compreender o que não via e não compreendia.

Jesus traz a luz da vida espiritual e a luz do conhecimento. Jesus traz luz para entendimento e nossa mente é aberta. No entanto, há pessoas que não dão abertura para que essa luz faça parte de sua vida.

"E a luz resplandece nas trevas e as trevas não a compreenderam" (João 1:5).

Por isso o diabo não compreende a Luz?

Sim, porque sua essência é totalmente corruptível. Não há luz nele. Ele é totalmente trevas, densas e impenetrável, incapaz de absorver luz: “Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, pai da mentira" (João 8:44).

Conforme descrito no Evangelho de João, "as trevas não compreenderam a luz". A luz representa a vida, o bem, representa Jesus. As trevas são a ausência de luz, é a oposição: escuridão, morte, abismo, Satanás. Satanás conhece, mas não compreende. Para viver a Palavra de Deus, é necessário recebê-la em seu coração.

Jesus é luz e também é toda a Palavra de Deus: Antigo e Novo Testamento, Jesus é o princípio e o fim de toda história de vida da humanidade: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o principio e o fim, o primeiro e o derradeiro" (Apocalipse 22:13). Dizer que "as trevas não compreenderam a luz" implica afirmar que Satanás não compreende Jesus nem a Bíblia, é a oposição cega.

Ao usar a Palavra de Deus, o diabo o faz de maneira deturpada, mentirosa. Ele cita a verdade, porém, adiciona sua porção de mentira porque acredita que sua mentira é mais elevada que a verdade. Que o mal poderá vencer o bem. Foi assim com Jesus no deserto: "Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo porque está escrito: Mandará aos seus anjos acerca de ti, para que te guardem e que te sustenham nas mãos, para que nunca tropeces o teu pé em pedra alguma" (Lucas 4:9-11). 

Somos portadores da verdadeira Luz de Jesus. Ele quer e nos mandou evangelizar as pessoas que estão em trevas para que vejam e conheçam a verdadeira Luz.

Rev. Dionízia Luvizotto

Pastora titular da IEQ em Osasco e 2ª Secretária do Conselho Nacional de Diretores.